quarta-feira, 16 de julho de 2014

A escala na relação espaço real X espaço desenho.



Espaço real X espaço desenho
     
     Existem várias maneiras de representar o espaço; a exemplo disso são os mapas (são desenhos que representam uma porção do espaço).
    Sabemos que o ser humano, desde os tempos remotos, busca registrar o seu local de habitação, onde ocorre sua vida, ou seja, seu espaço geográfico. Mesmo antes da invenção da escrita, o ser humano já registrava o seu espaço e cenas do seu cotidiano, representando-os em forma de pinturas rupestres. Tudo isso mostra a importância que o ser humano sempre reservou para pensar e representar o seu espaço.


   


      Os mapas evoluíram ao longo do tempo e atualmente são muito presentes nas nossas vidas. É comum nos depararmos com mapas em diversos momentos do nosso cotidiano, seja na previsão de tempo apresentada nos jornais, seja quando buscamos um caminho para algum destino.
      Você já viu um globo terrestre? Pois bem, ele é uma miniatura do planeta Terra, e para que ele fosse construído foi necessário reduzir o tamanho do planeta até que ele fosse manipulável por nós. O tamanho dessa redução é representado pela escala, que é uma relação matemática (proporção) entre as dimensões do mapa e a realidade que nele está desenhada.




Escala numérica:

      A escala numérica é expressa por uma fração, na qual o 1 é o numerador e representa uma distância no mapa, enquanto o denominador equivale à medida real correspondente   Veja a escala a seguir:
  
              1/400.000 ou 1:400.000

Nesse caso, um centímetro do papel corresponde a 400.000 centímetros ou 4 quilômetros do 
local representado.





Escala gráfica:

      Outra forma de conseguirmos obter as distâncias reais por meio dos mapas é fazendo 
uso da escala gráfica.


Muitos mapas trazem um desenho, geralmente localizado na parte inferior, que indica uma determinada distância no mapa e o seu equivalente na realidade. Chamamos cada marcação dessa escala de graduação.

Ou seja, no caso desta escala abaixo, cada intervalo de 1 centímetro no mapa equivale a 20 quilômetros na realidade.





O desenho representa a escala gráfica para um determinado mapa. Neste desenho, cada graduação corresponde a 20 quilômetros no território que está sendo. 

















Hora da brincadeira - Fuso Horário.



Matérias: 
     

  • Uma trilha desenhada em uma folha de papel metro;. 
  • 1 dado;
  • Perguntas relacionadas a fuso horário, cada uma em um envelope;
  •  2 ou 3 participantes ;

Regras do Jogo: 

1- ESCOLHA QUEM COMEÇARÁ A JOGAR;
2- O JOGADOR AVANÇARÁ A QUANTIDADE DE CASAS QUE O DADO APRESENTAR QUANDO CAIR NO CHÃO;
3- CADA JOGADOR JOGARÁ O DADO APENAS UMA VEZ;
4- O JOGADOR DEVERÁ FICAR ATENTO AS PERGUNTAS QUE HAVERÁ NO PERCURSO;
5- GANHA O JOGO AQUELE QUE CHEGAR PRIMEIRO;

     BOA SORTE!

Sugestões de perguntas para os envelopes:

  •  Olá! Nosso relógio está marcando 8 horas, horário do rio de janeiro (long. O). Com base nos fusos horário, ajuste-o horário de Madagascar (long. L)! Em Madagascar será que horas? Parabéns você acertou!
  • Que bom que você chegou aqui! Mas para continuar me ajude nesta questão, pois tenho dúvida. Quantos fusos horários o Brasil possui atualmente? Se acerta-la poderá pular 2 casas e se errar permaneça onde está. Fique esperto!
  • Você está quase Lá! Avance mais 1 casa!
  • Oh você deixou cair seu mapa na casa 11, volte para busca-lo! 
  • Bem-vindo a está casa!  Avance uma casa se acertar a seguinte pergunta: Qual o significado da sigla LID?
  • Você e muito esperto (a), por isso quero a sua ajuda! Qual é a linha imaginária, que corresponde ao marco inicial (0°) dos fusos horários?
  • Oi preciso de sua ajuda! Se o território brasileiro está situado a oeste do Meridiano Greenwich, que é o marco inicial (0º) dos fusos horários. Portanto, as horas são atrasadas ou adiantadas em relação ao marco inicial?
  • Estamos em ritmo de copa! Então responda essa. Um time de futebol de São Paulo irá enfrentar uma equipe de Roraima. A delegação do time paulista embarca às 08:00 rumo ao seu destino, e após 6 horas de viagem o time chega. Qual o horário que o time de São Paulo desembarcou em Roraima?
  • Complete comigo! Ao dividir os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de __________, o resultado é 15 graus. A cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora. Assim, cada uma das 24 divisões da Terra corresponde a um __________.
  • Oi responda a questão! O fuso horário de Manaus em relação a hora de Greenwich está atrasado em quantas horas?
  • Oi tudo bem? Responda a questão! A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45° oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 75° leste?

  Modelo de trilha: 
        














Fuso Horário.


      O que determina a mudança da hora no mundo são as linhas de fuso.Elas cortam o globo verticalmente em 24 faixas, que acompanham as linhas dos meridianos. Cada faixa corresponde a 1 hora.

                                                                                    
                                     
      As faixas estão distribuídas em intervalos de 15°, que correspondem ao ângulo que a Terra  percorre em uma hora. Ao total este ângulo é de 360°.


                   

      Fuso Horário: está relacionado á circunferência da Terra (360°), dividida pelas 24 horas de um dia, que resultam do movimento de rotação da Terra. 

     
                       

      Portanto, cada 15° de longitude corresponde á uma hora. O globo terrestre possui 24 fusos horários. Sendo que foram estabelecidos, a partir do meridiano de Greenwich, 12 fusos horários para leste e 12 para oeste.

      O Meridiano de Greenwich é a linha imaginária responsável por dividir o globo terrestre em ocidente (oeste) e oriente (leste). Esse é considerado o marco inicial (0°) dos fusos horários, e pelo fato de a Terra girar no sentido de oeste para leste, os fusos a leste de Greenwich têm as horas adiantadas (+). Já os fusos situados a oeste do Meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).

        Linha Internacional de mudança de datas (LID)

    Considerando a LID, se nos dirigirmos a oeste da mesma, terá um novo dia e, se conduzirmos a leste volta-se ao dia anterior. Esta linha é representada pelo meridiano de 180° ou seja, o antemeridiano de Greenwich, a partir da qual deve-se começar um novo dia.

   

     

                                        Fusos Horários no Brasil


O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano mencionado. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão, sua localização é dividida em quatro fusos horários, cuja demarcação oficial (a hora legal) é estabelecida conforme o mapa a seguir:



Mapa com os fusos horários brasileiros

Mapa com os fusos horários brasileiros. As linhas representam a hora real, e as cores 
indicam a horal legal.
      As linhas verticais traçadas acima representam o horário “real” dos fusos, isto é, a hora exata em relação ao distanciamento de cada um dos fusos horários. No entanto, se essa divisão fosse adotada à risca, ficaria muito complicado para certas localidades que estariam posicionadas em dois fusos diferentes ao mesmo tempo. Por isso, estabelece-se no Brasil – e também no mundo – a hora legal, que é adotada oficialmente pelos governos, representada pelas diferenças de cores no mapa acima.

primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e uma hora adiantado em relação ao horário de Brasília. Esse fuso abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao Brasil, como Fernando de Noronha e Penedos de São Pedro e São Paulo.

segundo fuso horário do país encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich e abrange a maior parte do território nacional, com a totalidade das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além dos estados do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. É o horário oficial de Brasília.
     
terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação a Greenwich e uma hora em relação ao horário de Brasília. No horário de verão, essa diferença aumenta para duas horas, pois os estados abrangidos (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e a maior parte do Amazonas) não fazem parte desse horário especial.

quarto fuso horário encontra-se cinco horas atrasado em relação a Greenwich e duas horas em relação ao horário de Brasília, aumentando para três horas durante o horário de verão. Abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte oeste do Amazonas. Esse fuso foi extinto no ano de 2008, onde a área passou a integrar o fuso de -4, no entanto, em setembro de 2013, essa extinção foi revogada após aprovação em um referendo promulgado em 2010.

 http://www.brasilescola.com/brasil/fuso-horario-brasileiro.htm











Aprimorando o conhecimento cartográfico


Projeções cartográficas.


      As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. Todos os mapas são representações aproximadas da superfície, uma vez, que a forma esférica da Terra é desenhada sobre uma superfície  plana assim: Todo o mapa possui distorções de direção, área ou forma. 
   Conforme o sistema de projeção utilizado, as maiores alterações da representação localizam-se em uma ou outra parte do globo: nas regiões polares, nas equatoriais ou nas latitudes médias. É o cartógrafo define qual é a projeção que vai atender aos objetivos do mapa.
      

      Projeção de Mercator:
  • Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos.
  • Manteve as formas dos continentes mas não respeitou as proporções reais.
  • Nela as regiões polares aparecem muito exageradas.
  • Favorece as desigualdades econômicas, pois amplia de maneira desigual, e aumenta mais o Hemisfério Norte.
  • Excelente para a navegação.
  • Perfeita nos ângulos e formas.
  • Coloca a Europa no centro do mapa (Eurocentrismo).


                                              Projeções de Mercator ou Cilíndrica Equatorial.


Projeção de Peters:
  • Alterou as formas em para manter as reais proporções dos continentes.
  • Apesar de deformar a forma dos continentes, esta projeção mantém a área proporcional dos continentes, mais próxima do tamanho real.
  • Destaque ao continente Africano no centro do mapa.
  • Propostas de Peters: Valorização do mundo subdesenvolvido, mostrando sua área real.

Projeção Cilíndrica Equivalente de Peters


       Como não há como evitar as deformações, classifica-se cada tipo de projeção de acordo com a característica que permanece correta, assim temos: 

       Projeções equidistantes = distâncias corretas.
       
       Projeções conformes = igualdade dos ângulos e das formas dos continentes.
       
       Projeções equivalentes = mostram corretamente a distância e a proporção entre as áreas.


    Os três principais tipos de projeção são:

Cilíndricasconsistem na projeção dos paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente, que é posteriormente desenvolvido (planificado). Uma das projeções cilíndricas mais utilizadas é a de Mercator, com uma visão do planeta centrada na Europa.


                      

Cônicasé a projeção do globo terrestre sobre um cone, que posteriormente é planificado. São mais usadas para representar as latitudes médias, pois apenas as áreas próximas ao Equador aparecem retas.


                                        


Azimutais: é a projeção da superfície terrestre sobre um plano a partir de um determinado ponto (ponto de vista). Também chamadas planas ou zenitais, essas projeções deformam áreas distantes desse ponto de vista central. São bastante usadas para representar as áreas polares.

  Existe também tais projeções:

- Projeção Senoidal: executada por Mercator, Sanson e Flamsteed, tem os paralelos horizontais e equidistantes. Trata-se de um tipo de projeção que procura manter as dimensões superficiais reais, deformando a fisionomia. Esta deformação intensifica-se na periferia do mapa.

- Projeção de Hölzel: Apresenta contorno em elipse, proporcionando uma ideia aproximada da forma esférica da Terra com achatamento dos polos.

- Projeção Azimutal Equidistante Polar: O polo norte é o centro do mapa, e a partir dele as distâncias estão em escala verdadeira, bem como os ângulos azimutais.

- Projeção de Robinson: é uma representação global da Terra. Os meridianos são linhas curvas (elipses) e os paralelos são linhas retas.

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Cartografia/?pg=3
http://www.brasilescola.com/geografia/projecoes-cartograficas.htm







































terça-feira, 15 de julho de 2014

ORIENTAÇÃO: Rosa dos ventos, uso de bússola e GPS.


         Estamos sempre marcando os lugares, nossa casa, nossa cama, à direita, à esquerda, perto de...
     Assim, temos sempre um ponto de referência. A partir desses objetos, indicamos direções.
Há muito tempo que as pessoas observam o sol nascer de um lado da terra e se pôr do lado oposto todos os dias. Então, ficou combinado usar o sol como referência pra marcar os pontos cardeias: Norte, Sul, Leste e Oeste.
      Para saber em que direção fica a escola, por exemplo, você pode se orientar pelos  pontos cardeais observando o sol. Todos os dias o sol aparece no nascente e desaparece no poente. Estendendo o braço direito para o nascente, você encontra o leste. Seu braço esquerdo indica o oeste. A sua frente o norte, e atrás, o sul.


Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.oocities.org%2Fescotismo%2Ftec_esc%2Fbus%2Fbussola2.htm&h=0&w=0&tbnid=uhNvRU3kZ8LcM&zoom=1&tbnh=158&tbnw=320&docid=K4a_TJv4OdI34M&tbm=isch&ei=fV5zU9GFK8bIsASpqIHQBA&ved=0CAUQsCUoAQ


Esses pontos compõem a ROSA DOS VENTOS.
A rosa dos ventos é um instrumento muito importante por apontar os diferentes pontos de orientação.
Nela podemos observar os quatro pontos cardeias: Norte, Sul, Leste e Oeste.
Os símbolos desses pontos são: N, S, L, O.
Além deles, existem os chamados pontos colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste. Os símbolos desses pontos colaterais são: NE, SU, SO e NO.

Todos esses pontos nos ajudam a nos orientar no espaço.



Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Feducador.brasilescola.com%2Festrategias-ensino%2Fuma-viagem-pelo-mapamundi.htm&h=0&w=0&tbnid=6MlKZrcbGNgMbM&zoom=1&tbnh=196&tbnw=221&docid=_cl4Wyku5zhKhM&tbm=isch&ei=CWJzU8iNNqLNsQS5qYDwDQ&ved=0CAUQsCUoAQ


A rosa dos ventos é utilizada principalmente nos mapas.





ORIENTAÇÃO PELA BÚSSOLA

       A bússola é um dos mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem. Não se sabe ao certo onde ela foi inventada, mas acredita-se que os chineses tenham sido os responsáveis.
Ela funciona a partir da atração de seu ímã, que estará sempre apontando em direção à região norte do globo, auxiliando navegantes e outros tipos de aventureiros a não se perderem.

      O uso da bússola, apesar de muito importante, vem caindo em desuso. Isso porque ela mostra-se bastante imprecisa quando está perto de objetos magnéticos ou elétricos e, dependendo da região onde estiver ela para de funcionar. Outro problema é que, de acordo com alguns geólogos, o polo norte magnético da Terra vem lentamente se alterando, deixando as bússolas cada vez menos precisas.


Fonte: http://pablosouza.com.br/site/textos/guie-se-pela-bussola-e-nao-pelo-relogio/

ORIENTAÇÃO PELO GPS

         O GPS significa “Sistema de Posicionamento Global” – é um aparelho pequeno que, com o apoio de mais de 20 satélites e das coordenadas geográficas, é capaz de indicar e localizar qualquer ponto da Terra. Trata-se, portanto, do mais moderno dos aparelhos de localização inventados pelo homem.
       Esse importante instrumento foi inventado na década de 1960, durante a Guerra do Vietnã, e, desde então, vem se aperfeiçoando cada vez mais. Além de fornecer a localização, o GPS possui outras funções.


Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fautos.culturamix.com%2Fdicas%2Fpresentes-para-quem-gosta-de-carros&h=0&w=0&tbnid=fK-IUcsgUERumM&zoom=1&tbnh=183&tbnw=275&docid=zSiB44mZUe6VvM&tbm=isch&ei=42lzU6WiNJTLsQSGwYL4CQ&ved=0CAsQsCUoAw