quarta-feira, 16 de julho de 2014

A escala na relação espaço real X espaço desenho.



Espaço real X espaço desenho
     
     Existem várias maneiras de representar o espaço; a exemplo disso são os mapas (são desenhos que representam uma porção do espaço).
    Sabemos que o ser humano, desde os tempos remotos, busca registrar o seu local de habitação, onde ocorre sua vida, ou seja, seu espaço geográfico. Mesmo antes da invenção da escrita, o ser humano já registrava o seu espaço e cenas do seu cotidiano, representando-os em forma de pinturas rupestres. Tudo isso mostra a importância que o ser humano sempre reservou para pensar e representar o seu espaço.


   


      Os mapas evoluíram ao longo do tempo e atualmente são muito presentes nas nossas vidas. É comum nos depararmos com mapas em diversos momentos do nosso cotidiano, seja na previsão de tempo apresentada nos jornais, seja quando buscamos um caminho para algum destino.
      Você já viu um globo terrestre? Pois bem, ele é uma miniatura do planeta Terra, e para que ele fosse construído foi necessário reduzir o tamanho do planeta até que ele fosse manipulável por nós. O tamanho dessa redução é representado pela escala, que é uma relação matemática (proporção) entre as dimensões do mapa e a realidade que nele está desenhada.




Escala numérica:

      A escala numérica é expressa por uma fração, na qual o 1 é o numerador e representa uma distância no mapa, enquanto o denominador equivale à medida real correspondente   Veja a escala a seguir:
  
              1/400.000 ou 1:400.000

Nesse caso, um centímetro do papel corresponde a 400.000 centímetros ou 4 quilômetros do 
local representado.





Escala gráfica:

      Outra forma de conseguirmos obter as distâncias reais por meio dos mapas é fazendo 
uso da escala gráfica.


Muitos mapas trazem um desenho, geralmente localizado na parte inferior, que indica uma determinada distância no mapa e o seu equivalente na realidade. Chamamos cada marcação dessa escala de graduação.

Ou seja, no caso desta escala abaixo, cada intervalo de 1 centímetro no mapa equivale a 20 quilômetros na realidade.





O desenho representa a escala gráfica para um determinado mapa. Neste desenho, cada graduação corresponde a 20 quilômetros no território que está sendo. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário