terça-feira, 15 de julho de 2014

ORIENTAÇÃO: Rosa dos ventos, uso de bússola e GPS.


         Estamos sempre marcando os lugares, nossa casa, nossa cama, à direita, à esquerda, perto de...
     Assim, temos sempre um ponto de referência. A partir desses objetos, indicamos direções.
Há muito tempo que as pessoas observam o sol nascer de um lado da terra e se pôr do lado oposto todos os dias. Então, ficou combinado usar o sol como referência pra marcar os pontos cardeias: Norte, Sul, Leste e Oeste.
      Para saber em que direção fica a escola, por exemplo, você pode se orientar pelos  pontos cardeais observando o sol. Todos os dias o sol aparece no nascente e desaparece no poente. Estendendo o braço direito para o nascente, você encontra o leste. Seu braço esquerdo indica o oeste. A sua frente o norte, e atrás, o sul.


Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.oocities.org%2Fescotismo%2Ftec_esc%2Fbus%2Fbussola2.htm&h=0&w=0&tbnid=uhNvRU3kZ8LcM&zoom=1&tbnh=158&tbnw=320&docid=K4a_TJv4OdI34M&tbm=isch&ei=fV5zU9GFK8bIsASpqIHQBA&ved=0CAUQsCUoAQ


Esses pontos compõem a ROSA DOS VENTOS.
A rosa dos ventos é um instrumento muito importante por apontar os diferentes pontos de orientação.
Nela podemos observar os quatro pontos cardeias: Norte, Sul, Leste e Oeste.
Os símbolos desses pontos são: N, S, L, O.
Além deles, existem os chamados pontos colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste. Os símbolos desses pontos colaterais são: NE, SU, SO e NO.

Todos esses pontos nos ajudam a nos orientar no espaço.



Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Feducador.brasilescola.com%2Festrategias-ensino%2Fuma-viagem-pelo-mapamundi.htm&h=0&w=0&tbnid=6MlKZrcbGNgMbM&zoom=1&tbnh=196&tbnw=221&docid=_cl4Wyku5zhKhM&tbm=isch&ei=CWJzU8iNNqLNsQS5qYDwDQ&ved=0CAUQsCUoAQ


A rosa dos ventos é utilizada principalmente nos mapas.





ORIENTAÇÃO PELA BÚSSOLA

       A bússola é um dos mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem. Não se sabe ao certo onde ela foi inventada, mas acredita-se que os chineses tenham sido os responsáveis.
Ela funciona a partir da atração de seu ímã, que estará sempre apontando em direção à região norte do globo, auxiliando navegantes e outros tipos de aventureiros a não se perderem.

      O uso da bússola, apesar de muito importante, vem caindo em desuso. Isso porque ela mostra-se bastante imprecisa quando está perto de objetos magnéticos ou elétricos e, dependendo da região onde estiver ela para de funcionar. Outro problema é que, de acordo com alguns geólogos, o polo norte magnético da Terra vem lentamente se alterando, deixando as bússolas cada vez menos precisas.


Fonte: http://pablosouza.com.br/site/textos/guie-se-pela-bussola-e-nao-pelo-relogio/

ORIENTAÇÃO PELO GPS

         O GPS significa “Sistema de Posicionamento Global” – é um aparelho pequeno que, com o apoio de mais de 20 satélites e das coordenadas geográficas, é capaz de indicar e localizar qualquer ponto da Terra. Trata-se, portanto, do mais moderno dos aparelhos de localização inventados pelo homem.
       Esse importante instrumento foi inventado na década de 1960, durante a Guerra do Vietnã, e, desde então, vem se aperfeiçoando cada vez mais. Além de fornecer a localização, o GPS possui outras funções.


Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fautos.culturamix.com%2Fdicas%2Fpresentes-para-quem-gosta-de-carros&h=0&w=0&tbnid=fK-IUcsgUERumM&zoom=1&tbnh=183&tbnw=275&docid=zSiB44mZUe6VvM&tbm=isch&ei=42lzU6WiNJTLsQSGwYL4CQ&ved=0CAsQsCUoAw





10 comentários: